quinta-feira, setembro 01, 2005

O Regresso do Visionário (volta Leónidas...)

Depois de várias semanas de ausência, nas quais assisti a este começo pouco auspicioso do Glorioso, volto para vos brandar com a minha análise à equipa do Benfica:

Moreira - Jovem, excelentes reflexos, muita margem de progressão. Contra ele o facto de ser feio como a merda e de ter claramente uma inadaptidão para jogar a bola com os pés...já lá vão duas casas, felizmente sem consequências...

Luisão - Altura (dos pouco do plantel), determinação e garra. Não é um central tecnicamente irrepreensível, mas compensa em vontade de vencer e em amor à camisola. É vê-lo subir com a bola ou fazer mesmo de avançado quando vê que a equipa está a ruir...

Andersson - Este sim é um Central tecnicamente muito bom. Excelente na antecipação, no posicionamento e com bom jogo de cabeça. Infeliz contra o Gil, mas sem dúvida o melhor dos 3 Centrais. (O Alcides não conta...)

Ricardo Rocha - Muita garra e entrega. Não sabe mas também não complica e consegue resolver quase todas as situações. Serve tão bem como o Luisão para fazer a dupla com Andersson, e mesmo como lateral esquerdo, cumpriu. Não deve é tentar fazer aqueles lançamentos em profundidade, porque não são de todo o seu forte (faz lembrar o Argel nesse aspecto...).

Alcides - Sobe bem com a bola mas é algo íngénuo. É jovem, pode crescer...

João Pereira - Rápido e enérgico, tem também bastante amor à camisola ("Toma...!"). Pode fazer as duas posições na ala direita. Os seus pontos fracos são o ter a mania que é chico-esperto e "gajo do bairro" e por isso arranjar confusão e cartões amiúde. No um para um no ataque também nem sempre mostra ser muito inteligente.

Nélson - Só vimos o jogo com o Gil pelo Benfica. Mas para mim uma coisa é clara: é tão diferente ter um lateral que sabe centrar. É que no jogo com o Gil o Nélson fez os 3 melhores centros efectuados por laterais do Benfica nos últimos 12 anos... E é novo com muita margem de progressão. Estou confiante.

Dos Santos - o que dizer de um jogador que não tem pé direito...nem esquerdo...!? Que em cada 10 passes falha 8. Eu sempre preferi o Fyssas, mas sei que sou dos poucos. Se calhar sou cego...

Léo - Se jogar como o vi jogar no Brasil, é um bom reforço. Rápido e muito activo no ataque e certinho a defender. Infelizmente ainda não deu para ver o suficiente, pois é mais um jogador que o Benfica compra e que depois está constantemente lesionado... (nunca vi um clube com tantas mialgias de esforço, e roturas musculares, cansaço, etc...Será da preparação física??)

Petit - É um jogar totalmente lutador e abenegado. Uma autêntica carraça no meio campo. Quando está em dia sim leva a equipa ao colo, mas quando está nos dias maus, a equipa também se recente muito. Está melhor nos lançamentos em profundidade e bolas para as costas da defesa. Perde-se um pouco com certos esquemas tácticos sobretudo os que englobam demasiados médios defensivos. Joga demasiado para trás...e para trás meus amigos...MIJA A BURRA (e não me falem em circulação de bola...). Quem é que o convenceu que sabia marcar livres??? (Depois do Paulo Madeira...outro que está iludido...).

Manélélé - Quem o viu e quem o vê... Algo se passa esta época com ele. Está menos criativo, menos empreendedor. Já não faz aquelas arrancadas desde meio-campo a tirá-los do caminho. Já não é aquele jogador que tira a bola aos adversários com as suas pernas em tesoura mas sempre sem falta... Esperemos que seja ainda falta de forma física e que volta rapidamente ao que nos habituou. Precisamos dele!!!

Beto - Trabalho, trabalho, e trabalho...ah...e um TIRO do outo mundo!!! Sempre que se agarra demasiado à bola sai-se mal, porque ainda que tenha alguma técnica a sua finta não é apurada, o que aliás se viu quando o Cenoura o encostou à lateral...não conseguiu ganhar um único um para um. Mas é um jogador útil e que tem espaço no plantel e o seu pontapé canhão pode representar alguns pontos importantes nalgumas jornadas.

Karayaka - Uma incógnita. Já o vi ter momentos de grande futebol e 10 minutos depois não ter lugar no Olivais e Moscavide. Uma coisa é certa, este "extremo esquerdo" é tudo menos extremo. Se perceber que o futebol se joga ao 1º toque e a 120km/h e não a 80Km/h pode ainda seu uma surpresa.

Nuno Assis - Se o Karyaka joga a 80 o que dizer deste brinca na areia? Que joga a 40??? Que o rapaz tem técnica e alguma inteligência táctica, acho que está à vista, mas demora tanto tempo a executar seja o que fôr, um passe , uma finta, que em 80% dos casos perde a bola. Pequeno e sem poder de choque, ou dá corda aos sapatos ou é o jogador mais inconsequente do plantel.

Geovanni - Como analisar o "Soneca"? É um for de série? É sim. É um jogador que nem se dá por ele em campo muitas vezes? Também é verdade. Eu sinceramente gosto mais de outro tipo de extremos, como o Figo nos tempos do Barcelona, ou o Poborsky, ou mesmo o nosso Pacheco, mas que o Geovanni parece aparecer do seu sono e marcar golos e dar arrancadas decisivas, isso é inegável. É um "galáctico" da Luz, mas devia ajudar mais na, agora tão em voga, "pressão alta". A forma como se atira constatemente e ridiculamente para o chão, como o Liedson e outros que tais, é irritante e enervante para os amantes do futebol a sério e do fair-play, como eu.

Simão - O homem dos 18 MILHÕES (de euros...que os contos era o Mantorras...Já aí se vi a veia populista e totalmente desenquadrada do nosso presidente). É sem dúvida um jogador de qualidade e o nosso grande Capitão. Mas que saudades que eu tenho das 2 primeiras épocas em que não perdia um 1 para 1. Em que fazia aquela finta para dentro...preparava o pé direito e rematava em arco para o fundo das redes...várias vezes. Da forma como marcava os livres descaidos para qualquer um dos lados à entrada da área...quase sempre Golo!! Agora não só não desequilibra, com até penaltis falha...! Esperemos que com o terminus da novela Liverpool e a confiança dada pelo Treinador, Presidente e Adeptos tenhamos de volta o "velho Simão"!!!

Carlitos - Alguns amigos meus dizem que ainda vai vingar...que vai explodir....que ainda vamos ver um grande Carlitos. Eu também acho que sim...mas daqui a 20 anos no Sport Lisboa e Saudade...! É burro à 5ª casa!

Nuno Gomes - Agora está na moda dizer-se que é um avançado inteligente...que cria espaços, etc, etc. Sinceramente, para o que custa ao clube a sua produção é mediócre!!! É dos poucos jogadores do ataque do Benfica com alguma envergadura física (volta Karadas estás perdoado) e mesmo assim, é provavelmente o jogador do clube que ganha menos disputas de bola. Deixa-se adiantar, é lento a executar...e é inacreditável como a bola lhe parece queimar nos pés quando a recebe. Já para não falar da vergonha que foi o jogo contra a Rosenborg em que depois de tirar toda a gente da frente, em vez de rematar se atirou para o chão à Jardel/Liedson (e estes apesar de tudo facturam golos e não são poucos...), sendo expulso e fazendo a equipa passar por um mau bocado. Os adeptos fanáticos não se importaram, mas eu como gosto de futebol, fico enojado! Temos que acabar com o futebol da "fita" e do "engano" que é uma vergonha na Liga Portuguesa. Quanto ao Nuno Gomes, está destinado a golos importantes (como alguns na Selecção) e talvez com um outro ponta-de-lança matador, que mais uma vez não comprámos.....possa fazer uma dupla goleador (Bryan Deane return, you are forgiven...).

Mantorras - Pedro Manual Mantorras. Os Benfiquistas exultam com a sua entrada em campo, mas no fundo acham que é mais mascote do que outra coisa. Eu acho o contrário. Acho que ainda nos vai dar muitas alegrias. O ano passada, a brincar a brincar e com poucos minutos em jogo ainda nos deu 7 pontitos que vieram a confirmar-se decisivos. Deixem-no ganhar confiança e debelar os riscos de nova lesão e verão. Ah, e por favor, ALGUÈM PODE EXPLICAR-LHE O QUE É O FORA DE JOGO!!???

Karagounis - Vamos ver. Tem técnica, força e remate. Mas porque não terá vingado no calcio? Mesmo assim dou-lhe o benefício da dúvida. Mas rápido que o Za é de certeza, e menos mole que o Assis, também terá que ser com certeza. Força Míudo!

Miccoli - Não era de facto o avançado que esperava (alto e entroncado), e já ouvi dizer que era mais nº10 ou mesmo extremo esquerdo...o que me assusta, mas a verdade é que vem bem referenciado e que fez uma excelente época na Fiorentina. E também não teve medo de prometer golos! Se marcar os 10, mais os 5 do GiGi, os 4 do Mantorras, os 6 do Simão e o Golo do Nuno Gomes, talvez vamos lá.... O "Levezinho" não teve problemas em ser pequeno na época passada...foi só facturar.

Por último deixo uma sugestão: Vão buscar o Jardel à última da hora ao Nyon...que mesmo com 10 kilos amais, alcoolizado e drogado marca mais que os nossos todos juntos...viu-se a 2ªépoca nos Lagartos...jogou 10 jogos e ainda marco 17 golos...